CRA-CE passa a fazer parte do programa Capacidades, do TCM-CE

A convite do Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), Domingos Filho, que é também o presidente da Escola de Gestão Pública do TCM, o Conselho Regional de Administração do Ceará passa a integrar o programa do órgão estatal denominado “Capacidades”, que é o programa educacional do TCM que promove por todo este ano a capacitação para gestores e servidores, estudantes e população em geral.

“O objetivo é auxiliar as administrações públicas municipais na obtenção de melhores resultados dentro da prestação de serviços públicos, bem como reduzir a possibilidade de irregularidades por falta de preparo técnico, além de estimular a participação da sociedade no acompanhamento dos gastos governamentais”, explica Domingo Filho.
A programação é composta de cursos presenciais e a distância, cujo conteúdo foi definido em função de pesquisa prévia que identificou as maiores necessidades do público-alvo. Com vistas às eleições municipais do próximo ano, foi incluído, também, material com orientações voltadas para procedimentos de transição de governo.
A parte presencial, de caráter prático e ilustrativo, será realizada através de eventos regionais, em cidades estrategicamente selecionadas, para onde convergirão municípios vizinhos, de forma a contemplar os 184 de todo o Estado. Nela o TCM inseriu atividades do Projeto Educar Para o Controle Social, que, via palestras e atividades lúdicas, busca inserir a comunidade estudantil no contexto da participação cidadã e do controle social.

A atual edição do “Capacidades” ocorre no município de Itapipoca (distante 136 Km de Fortaleza).

Ainda de acordo com o Presidente do CRA-CE, Leonardo Macedo, que esteve presente ao evento “Capacidades” de Itapipoca, realizado hoje e que segue até amanhã, a importância do CRA no programa é primordial para oferecer capacitação em governança pública com olhares voltados para as eficiência e eficácia na aplicação de recursos públicos. “É um grande salto o TCM reconhecer a importância do CRA nesse programa, é mais um órgão de governo que percebe o quanto os Administradores podem cooperar com o crescimento do Brasil”, destaca.

 

O TCM promove o “Capacidades” por meio do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa) e conta com a participação do CRA-CE, além de outros parceiros institucionais, tais como o Tribunal de Contas da União; Controladoria Geral da União Regional do Ceará; Assembleia Legislativa do Ceará; Universidade do Parlamento do Ceará; Tribunal de Contas do Estado do Ceará; Ministérios Públicos Federal e Estadual; Sebrae/CE, dentre outros órgãos.

Fonte: CRA-CE