CRA-DF requer ajuste no edital dos concursos do IBGE, ADBi e CFO

Cumprindo seu papel de fiscalizar e proteger o mercado de trabalho dos profissionais de administração, o CRA-DF interpôs recursos administrativos para a alteração do edital de três concursos públicos em andamento: da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDi), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

As atribuições exigidas nos editais para as vagas listadas abaixo são atividades privativas de Administrador e/ou Tecnólogo, de acordo com a Lei 4.769/65. A falta de formação específica e de habilitação legal pode culminar na contratação de um profissional não capacitado para o cargo, incorrendo ainda em crime de exercício legal da profissão.

Desta forma, O CRA-DF entende que os cargos em questão não devem ser abertos a candidatos com formação acadêmica em outras áreas profissionais. Devem ser exigidos enquanto pré-requisitos para a candidatura o curso de bacharel/tecnólogo em Administração, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e o devido registro profissional no CRA-DF.

 

 

Instituição Vaga ofertada Exigência atual Exigência devida

(Lei 4.769)

ABDi Cargo I – ADI NS Iniciante Administrativo FOCEM Curso superior completo

em Administração e/ou Secretariado Executivo

Bacharel/Tecnólogo em Administração e registro profissional no CRA-DF
IBGE Analista Censitário de Gestão e Infraestrutura

e Analista Censitário de Recursos Humanos

Curso superior completo sem formação específica Bacharel/Tecnólogo em Administração e registro profissional no CRA-DF
Analista Censitário

de Logística

Curso superior completo em Administração, Engenharia de Produção, Logística ou Direito
Analista Censitário

de Recursos Humanos

Curso superior completo sem formação específica
CFO Cargo I – Analista de compras e Licitação Curso superior completo em Administração, Contabilidade, Direito ou Economia. Bacharel/Tecnólogo em Administração e registro profissional no CRA-DF

Fonte: CRA-DF