CRA-RJ e Prefeitura de Cabo Frio buscam melhorias na Gestão Pública

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Cabo Frio firmaram um convênio de cooperação técnica e intelectual. Um dos principais objetivos da parceria é ampliar a atuação do CRA-RJ em Cabo Frio para a Fiscalização do exercício da Administração e contribuição com a gestão pública municipal.

O presidente do CRA-RJ, Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio, e o secretário de Fazenda de Cabo Frio, Adm. Clésio Guimarães Faria, também conselheiro do CRA-RJ, foram os representantes das instituições.

Para o presidente do CRA-RJ, esta parceria representa o início de algo maior do que as duas instituições, pois, a médio e longo prazo, beneficiará toda a sociedade brasileira.

“Por meio de convênios firmados com diversas prefeituras pelo Brasil, estamos criando uma fonte de geração de indicadores que irá fortalecer o sistema que o Conselho Federal de Administração está implementando, através de sua Câmara de Gestão Pública, em parceria com o Conselho do Rio de Janeiro. O objetivo final é que o CFA seja o observatório nacional de desempenho da Gestão Pública no Brasil”, destacou o Adm. Jorge Humberto, referindo-se ao projeto de Índice de Governança Municipal (IGM-CFA).

Entre os benefícios apontados pelo Adm. Clésio Guimarães, está a ampliação dos meios de fiscalização do exercício da Administração como, por exemplo, ‘maior controle e exigência de registro no CRA-RJ para as empresas que tenham qualquer atividade relacionada àquelas atribuídas à área de Administração’.

“Em um segundo momento, a gente já está em fase de preparação da casa do empreendedor e também teremos um pessoal especializado para fazer um link com a Casa do Administrador. Haverá informações para capacitação das novas empresas que se estabelecerão no município, com atividades vinculadas à Administração”, explicou Guimarães.

O acordo foi celebrado durante a sessão plenária do CRA-RJ da última quarta-feira (3), na sede do Conselho.

Fonte: CRA-RJ