EMAD reúne mais de 600 pessoas [CRA-MA]

Evento congregou profissionais e estudantes de Administração

 

EMAD reúne mais de 600 pessoas

O XIX EMAD – Encontro Maranhense de Administração que aconteceu de 21 a 23 de setembro, no Pestana Resort Hotel, reuniu um público de mais de 600 pessoas entre profissionais e estudantes de Administração. O evento, que já é tradicional em São Luís, também deixou sua marca em Imperatriz, com a realização do II EMAD no início de setembro.

Com o tema Governança: Evidências na Gestão Pública e Privada, o XIX EMAD trouxe em pauta a importância da boa gestão em todas as esferas para a conquista dos resultados esperados. Para isso o administrador precisar estar em constante capacitação. De acordo com a presidente do CRA-MA, a Adm.Aline Mendonça, o administrador é o profissional preparado para gerir um negócio, seja ele público ou privado. “Como em qualquer área, o administrador precisa estar em constante buscar por capacitação para seu crescimento profissional”, destacou.

O XIX EMAD teve abertura oficial no dia 21 de setembro, tendo como palestra de abertura “Mudança, ou muda ou dança”, com o conhecido Jussier Ramalho. Cerca de 700 pessoas entre estudantes, profissionais, convidados e autoridades estiveram presentes ao primeiro dia, que teve como marca registrada a motivação. O presidente da comissão de organização do evento, o Adm.Jaylson Mendonça, destacou o quão trabalhoso foi a concretização do evento, porém que é gratificante ver o resultado. “O CRA está cumprindo seu papel e compromisso com o administrador, sendo um dos nossos pilares a capacitação”, ressaltou.

No segundo dia as atividades tiveram início a tarde com uma série de palestras e minicursos, entres eles o minicurso “Elaboração de Trabalhos Científicos”, com o Adm.Ilmar Polary, a palestra “Gestão de Pessoas em Organizações Publicas e Privadas”, com o Adm.Júlio Maciel, a mesa “Os Desafios da Atualidade na Gestão Hospitalar nas Esferas Pública e Privada”, com os Mestres Luciana Rodrigues e Josenilson Neves, a mesa “O Papel do Administrador na Resolução de Conflitos Empresariais”, com os Administradores Eduardo Vieira (Presidente da CBMAE Nacional), Ivaldo Praddo (Presidente da CBMAE-MA) e Márcio Sampaio (Diretor do CRA-MA e Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem  do CRA-MA), também a palestra REDESIM como instrumento de fomento ao empreendedorismo no Maranhão, com Sérgio Sombra. Houve o lançamento do Livro Narcisismo nas Organizações, do professor Carlos Ronchi. À noite, o encerramento ficou por conta do Adm.Wagner Siqueira, presidente do CRA-RJ, com a palestra Governança e Inovação Organizacional.

No último dia, 23, à tarde, foram realizadas as palestras “Responsabilidade Técnica do Administrador”, com o Adm.Gabriel Medeiros, “Utilidade da informação contábil, controladoria e dos indicadores econômicos e financeiros nos processos decisórios”, com o Ph.D. André Limeira, e “Empreendedorismo em Dois Tempos”, com a consultora do SEBRAE, Luciana Maman. À noite a palestra “Governança Corporativa – O Perfil do Gestor Público”, marcou o encerramento do evento com o conselheiro federal do CRA-PI, Adm.Carlos Henrique.

Fonte: CRA-MA