Estudo aponta Rio de Janeiro como cidade mais inteligente do Brasil

Um levantamento inédito que classificou as cidades mais inteligentes do Brasil concluiu que o Rio de Janeiro é o modelo a ser seguido no país.

Batizado de Ranking Connected Smart Cities, o estudo foi realizado pela Urban Systems em parceria com a Sator. Eles analisaram várias publicações nacionais e internacionais em 2014 para cruzar dados e determinar quais são os municípios mais inteligentes.

O Rio conquistou a ponta com 29,99 pontos de 63 possíveis e se destacou ainda nas áreas de tecnologia e inovação (1º), economia (1º), empreendedorismo (2º), mobilidade (3º), meio ambiente (7º), educação (9º) e saúde (14º).

O segundo lugar do ranking geral ficou com São Paulo, destaque também em mobilidade (1º), tecnologia e inovação (3º), governança (5º), meio ambiente (5º), economia (7º), urbanismo (9º), segurança (18º), educação (28º), empreendedorismo (28º) e saúde (29º).

O top 3 fecha com Belo Horizonte (MG). Depois aparecem Brasília (DF), Curitiba (PR), São Caetano do Sul (SP), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Vários fatores foram levados em conta para a construção do ranking, que analisou mais de 700 cidades e possui 70 indicadores separados por áreas. Em tecnologia e inovação, por exemplo, foram observados quantidade de domicílios com internet, conexões de banda larga, cobertura 4G e programas públicos de acesso.

Para o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, o estudo servirá para que os poderes público e privado despertem novas formas de enxergar as cidades. “É preciso que representantes tenham consciência dos investimentos e aprimoramentos que devem ser realizados nas diversas áreas mapeadas.”

 

Fonte: Por Leonardo Pereiraem 31/07/2015 às 13h01 – www.olhardigital.com.br