Fórum de Gestão Pública Movimenta a Região do Cariri

O Cariri foi  a região escolhida para sediar o 3º Fórum de Gestão Pública, que aconteceu em Juazeiro do Norte (24/08). O evento reforça as ações do Conselho Regional de Administração  direcionada aos municípios  do interior do Ceará.

A crise econômica e fiscal  foi  o foco do debate, que  contou com a presença de  aproximadamente 400 participantes, entre alunos dos municípios de Crato, Barbalha, Mauriti e Juazeiro. Além de contar com a presença de autoridades regionais. Para Leonardo Macedo, presidente do CRA-CE, a situação financeira e política dos municípios é reflexo de  uma  crise de gestão. Ele enfatizou que “  é necessário a inclusão de administradores na gestão pública, pois são os profissionais capacitados para elaborar planejamentos  assertivos para cada região”.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, afirmou durante o evento que o momento é oportuno para discutir a gestão pública e que o trabalho de fiscalização das gestões municipais pela população  só é possível mediante ações formativas, como a realizada pelo CRA-CE.

Já Davi Matos, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) e palestrante do Fórum, falou sobre a importância dos portais da transparência enquanto mecanismo de controle social  e fiscalização.  Ele afirmou ainda que  espaços para o  diálogo e troca de ideias são  importantes para  esclarecer à sociedade  como atuar no  combate  à corrupção e no controle da máquina pública.

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, Gleidson Bezerra (PMN), também participou do evento. Ele  destacou que o Fórum de Gestão Pública é uma iniciativa que  fomenta o planejamento e a transparência no âmbito municipal.   O parlamentar falou ainda que o Índice CFA de Governança Municipal, apresentado pela Adm. Norma Sueli Costa do Conselho Federal de Administração (CFA),  vai ajudar a levantar informações para aprimorar a gestão fiscal de Juazeiro do Norte.

 

Fonte: CRA-CE (com adaptações)